Coordenador : Plinio Lacerda Martins
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396284.2206.288642.04072023
Departamento/Setor: SDV
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Profissionais do direito e de áreas afins; Funcionários públicos (federais, estaduais e municipais); Funcionários de organizações internacionais e supranacionais; Empresários, Profissionais liberais e membros de ONGs; Pesquisadores de entes públicos e privados.
Local de atuação: EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, sito na Rua Dom Manuel, nº 25 - Centro - CEP 20010-090
Objetivo
O evento busca demonstrar como as ferramentas advindas da Ciência Econômica podem ser úteis para uma melhor elaboração, interpretação, bem como aplicação das normas jurídicas, em questões que tangenciam matérias de Direito Privado.
Resumo
O evento tem como objetivo convidar a comunidade jurídica, de índole profissional e acadêmica, a refletir sobre temas atuais que dialogam de forma interdisciplinar no âmbito do Direito e da Economia. A proposta do debate é demonstrar que o formalismo jurídico, dado o seu caráter hermético, carece de novos instrumentos de compreensão e de solução para os mais variados problemas de mercado, amparado sob um viés consequencialista, típico da Análise Econômica do Direito.